quarta-feira, 30 de setembro de 2020

SETEMBRO AMARELO: FABIANA QUER ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL

 “No ano passado, foram 23 casos de suicídio em Marília. Um recorde muito triste. No início de 2020, apenas em abril, foram 04 casos e várias tentativas. Isso mostra como a depressão, chamada de doença do século, está avançando e fazendo vítimas em todas as idades”. A afirmação é da assistente social Fabiana Camarinha, esposa do ex-prefeito Abelardo Camarinha.

Fabiana e o esposo, ex-prefeito Camarinha

Ela observou que “no mês em que se comemora o ‘Setembro Amarelo’ de prevenção ao suicídio, é preciso encarar esse problema com a seriedade que ele merece. Precisamos de mais psiquiatras, mais psicólogos, de mais profissionais de apoio das unidades de saúde para que a população tenha aonde se socorrer”.

Fabiana Camarinha destacou que dos 23 suicídios registrados em 2019, que colocaram Marília como a segunda cidade em número de casos no Estado de São Paulo, “havia 16 homens e 07 mulheres. Mas, o que chamou a atenção foram os dois casos de idosos que tiraram a própria vida”. Ela tem defendido mais cuidado com as pessoas da terceira idade e esses números foram lembrados como uma necessidade urgente “de se ter um olhar mais humano aos idosos”.

“Com a pandemia que impactou a vida de todos, aumentou o desemprego, fez as pessoas ficarem isoladas por medo do contágio do Covid-19, a depressão está se agravando em todas as classes sociais. Ricos e pobres são atingidos da mesma maneira. Quem tem poder aquisitivo pode ir ao médico particular ou do convênio. Mas, e a grande massa da população?”, indagou a assistente social.

Fabiana Camarinha fez questão de frisar que “entre as políticas públicas de Camarinha, a partir de 2021, se ele voltar à administração municipal, está a saúde mental. E será atenção para todos, sem discriminação”, pontuou.


quinta-feira, 24 de setembro de 2020

PARA FABIANA CAMARINHA, IDOSOS TAMBÉM DEVEM SER PRIORIDADE.

 “Depois de uma vida inteira de luta, os idosos merecem ser prioridade no programa de políticas públicas do município. Não é possível deixá-los em segundo plano, como se fossem um fardo para a sociedade”. A afirmação é da assistente social Fabiana Camarinha, esposa do ex-prefeito e ex-deputado Abelardo Camarinha, que tem participado de reuniões com a população a fim de levar as propostas de Camarinha para a eleição de novembro.

Camarinha se reuniu com moradores na zona sul

Na última semana, Fabiana esteve com um grupo da terceira idade na zona sul quando recebeu várias reivindicações. “Eles querem ter acesso à saúde, ter lazer no seu bairro e apoio para os eventos que costumavam realizar antes da pandemia, como bailes, bingos etc”, explicou a assistente social.

Conforme disse, “eles também pediram um espaço para aulas gratuitas de hidroginástica. Muitos idosos não têm condições de se exercitarem nas academias ao ar livre por algum problema físico. Para eles, a hidroginástica seria uma opção para manterem uma rotina saudável de atividade física”.

Fabiana afirmou que “o Camarinha sempre olhou com carinho para os idosos. Na sua época de prefeito, Marília chegou a ter 28 grupos de terceira idade. Isso acabou e será preciso resgatar essa área dentro do programa social para a próxima gestão”. Ela finalizou destacando que “não podemos fazer promessas vazias porque 2021 será um ano muito difícil, como todos sabem. Mas, podemos e iremos olhar para o social, para os idosos, com o carinho que eles merecem”.

sábado, 19 de setembro de 2020

FABIANA CAMARINHA DEFENDE ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER

“Não acredito que, em pleno século XXI, no ano de 2020, a gente ainda tenha que lutar contra o câncer de mama quando uma simples mamografia pode detectar o nódulo e salvar uma vida”. A afirmação foi feita pela assistente social Fabiana Camarinha, esposa do ex-prefeito e ex-deputado Abelardo Camarinha, durante a convenção do partido “Podemos” no fim de semana.

 

Ao lado de Camarinha, Fabiana falou de sua bandeira 

Na oportunidade, ela falou que a decisão de concorrer, mais uma vez, à Prefeitura foi tomada por Camarinha diante dos apelos do povo: “Por onde andamos, sempre nos paravam para pedir que Camarinha disputasse a eleição e voltasse para a Prefeitura resgatando tudo o que Marília perdeu nos últimos quatro anos, sobretudo na área social”, afirmou.

 Fabiana Camarinha assegurou que a ideia de criar um Centro de Referência à Saúde da Mulher recebeu o apoio do ex-prefeito de imediato: “Assim que falei, ele assinou embaixo”, revelou. Ela acrescentou que o serviço oferecerá exames preventivos como mamografia e Papanicolaou sem fila de espera e garantirá o tratamento com a rapidez que ele necessita.

Fabiana, o marido, ex-prefeito Camarinha e filho Gabriel

“Muitas mulheres são chefes de família. Sabemos que o câncer de mama é a segunda causa de morte entre as mulheres. Sou mãe, esposa, mulher e me coloco no lugar daquelas que ao encontrarem um nódulo na mama têm que ficar meses na fila de espera até conseguirem o exame pelo poder público. Isso não pode mais acontecer”, frisou.

  No evento do Podemos, foi exibido um vídeo com depoimento de uma ex-portadora de câncer de mama que revelou ter pago o exame porque a espera pela autorização da Secretaria da Saúde seria grande e a doença estava avançando. Ela revelou que uma amiga não teve a mesma sorte: quando o exame foi autorizado ela não tinha mais chances de cura.

 A atenção às mulheres, às crianças e aos idosos está entre as prioridades da luta de Fabiana Camarinha como esposa do candidato que já governou Marília por três gestões, foi deputado estadual e federal, por seis legislaturas, e tem livre trânsito junto às esferas estadual e federal aonde espera conseguir apoio para as reivindicações de Marília se for eleito em 15 de novembro.

FABIANA CAMARINHA: MARÍLIA PRECISA RESGATAR O SOCIAL

A participação de Fabiana Camarinha na convenção do “Podemos”, no último sábado (12/09), ainda está repercutindo. Assistente social, a esposa do ex-prefeito e ex-deputado Abelardo Camarinha tem percorrido os bairros de Marília acompanhando os candidatos a vereador que apoiam Camarinha para prefeito, oportunidade em que registra as reivindicações dos moradores.

Fabiana discursando na Convenção do Podemos

 “Marília cresceu muito e possui bairros localizados nas regiões mais extremas em que pouca gente vai para ouvir a opinião de seus moradores. Estou tendo a oportunidade de participar de pequenos encontros, com todos os cuidados necessários, em que as pessoas podem apresentar suas reivindicações e fazer sugestões para o próximo governo caso Camarinha seja eleito em novembro”, observou.

 Fabiana afirmou que “o que mais temos ouvido é que a periferia está abandonada, que a preocupação com o social, que havia no tempo de Camarinha, não tem mais. E que é preciso resgatar as políticas públicas voltadas a quem mais precisa”. Ela assinalou que “haverá uma grande preocupação em atrair investimentos para gerar emprego, que é uma necessidade urgente, mas temos que cuidar das pessoas e isso ninguém faz melhor do que o Camarinha”.

 SETEMBRO AMARELO

 Nos encontros com a população, Fabiana tem falado sobre sua bandeira, que é o investimento na saúde da mulher, zerando a fila por exames de mamografia e Papanicolou que detectam precocemente o câncer de mama e o câncer de colo de útero, respectivamente. Ela recebeu o aval de Camarinha para que, caso seja eleito, ser criado um Centro de Atendimento à Saúde da Mulher.


Fabiana tem percorrido os bairros

Aproveitando a campanha “Setembro Amarelo” realizada, desde 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina, Fabiana Camarinha disse que a estrutura a ser implantada para a saúde da mulher também deverá contemplar profissionais das áreas de psiquiatria e psicologia.

No Brasil, são registrados 100 mil suicídios, por ano, e no mundo o número chega a um milhão. Em Marília, os números vêm crescendo a cada ano, também, e tendem a se agravar. Fabiana afirmou que é preciso agir rápido: “Precisamos estruturar a saúde pública de modo a prevenir o suicídio de homens e mulheres. E também acolher as crianças, com psicólogos especialistas em pediatria. Marília é carente nesta área e não podemos fechar os olhos para esse problema”, finalizou.

 


FARRA COM O DINHEIRO PÚBLICO

Fabiana Camarinha ​Na semana passada, a população de Marília foi surpreendida com o aumento salarial de prefeito, vereadores e secretários m...