Fabiana Camarinha
O "Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio", comemorado em 10 de setembro, trouxe à tona uma realidade preocupante: cada vez mais pessoas, a maioria jovens, desistem de viver e tiram a própria vida. Em Marília, apenas nos primeiros 8 meses do ano, foram registrados 18 casos, sendo que em todo o ano passado o número foi de 20.
No mundo todo, 800 mil pessoas cometem suicídio, por ano. No Brasil, os estados campeões nesta triste estatística estão localizados nas regiões Sul e Sudeste, que são as mais ricas: São Paulo, Minas Gerais e Porto Alegre. Em 2020 foram 12.895 casos, que representa o dobro da estatística de 2012 em que houve 6.905 suicídios no País.
O "Setembro Amarelo", campanha que mobiliza a sociedade com alerta sobre a importância da prevenção ao suicídio veio em boa hora. Mas, é preciso agir preventivamente para que as doenças mentais sejam identificadas a tempo. Para isso, a rede de saúde precisa estar preparada com profissionais capacitados e estrutura de atendimento e encaminhamento para tratamento especializado.
Procure ajuda: ligue 188 |
O CVV (Centro de Valorização da Vida) tem voluntários em Marília e presta um trabalho muito importante, através do telefone 188. Vamos divulgar esse número porque, através de uma ligação telefônica, milhares de vidas são salvas todos os anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será postado em breve!