sábado, 23 de outubro de 2021

QUANDO A FISCALIZAÇÃO FUNCIONA, O GESTOR TEM QUE PRESTAR CONTAS

 Fabiana Camarinha

Chegaram ao fim os trabalhos da CPI da Pandemia em que os senadores se debruçaram sobre documentos e ouviram dezenas de testemunhas ao longo de quase seis meses. O resultado foi o pedido de indiciamento do presidente Jair Bolsonaro em 09 crimes, além de outras 65 pessoas, sendo responsabilizados pelo caos que se abateu na saúde com a morte de mais de 600 mil pessoas.

Membros da CPI (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Estado)

O que se vê neste processo, deixando de lado os interesses políticos em um ano pré-eleitoral, é que quando o Legislativo atua fortemente na fiscalização dos atos do Executivo, muitas coisas aparecem, muitos fatos são revelados. Caso o gestor não seja punido, pelo menos ficará claro para a população que ele agiu contra os interesses dos brasileiros.

Este exemplo vale para os Governos Estaduais e Prefeituras. Com deputados e vereadores atuantes, sem rabo preso com o governador e o prefeito,  pode-se respirar aliviado porque sabemos que o poder fiscalizador está sendo exercido.

Por isso, é muito importante pesar bem para quem vamos dar nosso voto. Será para alguém comprometido com o povo ou alguém que vai se eleger para tirar vantagens do poder? A política do toma-lá-dá-cá, de votos em troca de cargos, está mais viva do que nunca.  Fica a reflexão!


sábado, 16 de outubro de 2021

A SAÚDE DA MULHER MERECE ATENÇÃO O ANO INTEIRO

Fabiana Camarinha

 O "Outubro Rosa" tornou-se símbolo da luta contra o câncer de mama, chamando a atenção para a importância da detecção precoce através da realização de exames preventivos como a mamografia e o ultrassom das mamas, além do autoexame. No entanto, a saúde da mulher merece atenção o ano todo porque, em diferentes fases da vida, as mulheres precisam de cuidados específicos.

Na adolescência, é fundamental que os programas de orientação quanto aos métodos contraceptivos estejam ao alcance do maior número de meninas. Infelizmente, no Brasil ainda é alto o índice de gravidez na juventude criando um problema sério ao afastar as adolescentes da escola que precisam parar de estudar para trabalhar e sustentar seus filhos.

Na fase reprodutiva, as mulheres precisam de atenção tendo acesso a exames como o Papanicolaou que detecta o câncer de colo de útero no início, e suporte durante a gravidez e pós-parto. Na terceira idade, as mulheres precisam de suporte com geriatras que as auxiliem a atravessarem a fase da menopausa.

O autoexame da mama é muito importante

Por isso, amigos, devemos celebrar o "Outubro Rosa" cobrando atenção dos gestores à saúde pública quanto ao câncer de mama. Mas, sem nos esquecer que, ao longo do ano, há muito também a ser feito. Questão de prioridade!

domingo, 10 de outubro de 2021

12 DE OUTUBRO: DIA DE HOMENAGEAR NOSSAS CRIANÇAS

 Criado em 1924, o "Dia da Criança" não tinha tanta repercussão até a década de 60 quando empresas das áreas de higiene e de brinquedos passaram a realizar promoções. Independente da origem, a data serve não apenas para presentear as crianças, mas para lembrar a importância dos cuidados que devemos ter com os cidadãos do futuro.

Meu filho Gabriel

As crianças precisam de educação, saúde, lazer, alimentação saudável e, sobretudo, de muito amor. O futuro depende dos pequenos que estão sendo educados agora. Eles que governarão nossas cidades, cuidarão da nossa segurança, da nossa saúde e do nosso bem estar.

Estou sempre presente na vida do Gabriel

Neste 12 de outubro, gostaria de fazer uma reflexão sobre as crianças que sofrem com as privações das famílias afetadas pelo desemprego e conclamar a todos para que exerçam sua solidariedade dedicando carinho e atenção aos pequenos. Que Deus proteja nossas crianças!


sábado, 2 de outubro de 2021

INVESTIR NA SAÚDE É APOIAR A VIDA

 Fabiana Camarinha

 Nesta semana, duas boas notícias vindas do Governo de São Paulo trouxeram um pouco de ânimo em um tempo de tantas notícias tristes. A primeira foi a liberação de recursos para Santas Casas e Hospitais Filantrópicos que, só na região de Marília, beneficiou 30 instituições que oferecem atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Vinicius e a servidora pública aposentada Rozaninha

A boa nova veio pelo deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB) que é líder do governo na Assembleia Legislativa. Ele anunciou recursos da ordem de 1,2 bilhão de reais, por ano, para que o Estado de São Paulo apoie as Santas Casas e hospitais filantrópicos, no maior programa de repasse de recursos do gênero.

 A outra boa notícia foi o anúncio da conquista, para Marília, de 800 mil reais para instalação de um Centro de Longevidade Ativa, para atendimento especializado aos idosos. Só falta a Prefeitura de Marília doar o terreno para a construção.

 Acredito que os investimentos em saúde serão cada vez mais necessários diante dos desafios que a população enfrenta, com pandemia, crise econômica e desemprego afetando as famílias. Apoiar a saúde pública é, na minha opinião, o papel de todo homem e mulher que estejam na vida pública.

 

 

FARRA COM O DINHEIRO PÚBLICO

Fabiana Camarinha ​Na semana passada, a população de Marília foi surpreendida com o aumento salarial de prefeito, vereadores e secretários m...